domingo, 30 de janeiro de 2011

POR QUE ELES NÃO OLHAM PARA O PRÓPRIO UMBINGO?

O sistema penal não é somente a latrina da Justiça criminal. É também a fossa negra do serviço público. Nenhum investimento previsto para extirpar as chagas que adoentam as prisões paraenses.

Superpopulação carcerária, celas que violam a Lei de Execuções Penais e depõem contra a dignidade humana, tráfico de maconha e cocaína na cadeia, porte ilegal de celulares pelos presos, violência física, sexual e oficial caracterizam os estabelecimentos penais no Estado.

O sistema penal é o maior gargalo da segurança pública. Nessa mixórdia, os presos escapam devido a falta de segurança e voltam para o meio social para delinquir e fazer vítimas. De nada adianta a polícia ser eficiente se não tem onde colocar os criminosos.

Para se ter uma ideia, nesta semana, o ladrão Jeferson Pinho Silva só foi preso porque tentou assaltar um investigador no Jurunas. Ele estava foragido havia mais de três anos do PEM 3. Quantos roubos e outros delitos não teriam sido prevenidos, se essa "criança" estivesse na cadeia?

A Ong Human Wrights Watchs no lançamento de seu relatório global anual criticou o Brasil e o governo de Luiz Inácio da Silva pela violência policial e pela falta de punição dos crimes da ditadura militar. A organização, sediada em Washington, até que tem razão.

Entretanto, se o Brasil merece críticas, o que dizer dos Estados Unidos, a polícia do mundo: milhares de pessoas mortas no Afeganistão, no Iraque, presos em Guantanamo, além de uma política externa agressiva, atentatória a soberania das nações. Tenho a dizer que todo Império tem suas mazelas e o TIO SAN que se cuide a China está despontando no cenário Internacional, na econômia forte, exportação acima da importação, e isso fortalece uma Nação.

Sobre isso, as mortes mundo a fora práticada pela política Norte americana de dominação e imposição da "democracia" deles,como foi o caso da morte brutal de Saddan Russen, a organização dita humanitária nada diz em seu relatório anual. Assim como a questão do Egito hoje. Segundo ElBaradei afirmou que os Estados Unidos estão perdendo cada vez mais credibilidade no Egito, ao pedirem por democracia no país enquanto continuam a apoiar Mubarak. "Vocês estão perdendo credibilidade a cada dia. De uma parte vocês falam sobre a democracia, império da lei e direitos humanos, a da outra parte vocês ainda dão apoio a um ditador que continua a oprimir o seu povo".

A Ong Human para criticar os outros eles são uma gracinha.

Nenhum comentário: