ADESÃO DO PARÁ A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL por LUCINO CAMPOS
QUAL A VERDADEIRA DATA?
15 de agosto de 1823 ou 16 de agosto de 1823?
Por enquanto devemos considerar a data 15 de agosto, no entanto a data correta é 16 de agosto devemos apenas esperar para que seja oficializada pela Assembléia Legislativa do Estado do Pará.
Segundo a reportagem do jornal Diário do Pará do dia 20/08/09 foi encontrado no arquivo publico pelo pesquisador JOÃO LÚCIO MAZZINI, um documento que nele esta escrito: “AMNO DO NASCIMENTO DE NOSSO SENHOR JESUS CHRISTO DE MIL OITOCENTOSE E VINTE E TRES AMNOS, AOS DEZESSEIS DIAS DO MÊS D” AGOSTO DO DITO AMNO , N”ESTA CIDADE DE SANTA MARIA DE BELÉM DO GRÃO PARÁ (...)”.
O documento estava perdido entre os “códices”, que são documentos históricos avulsos encadernados pelo arquivo público. “Esta ata estava dentro de um códices, encadernada a mão durante a gestão de Arthur Viana como diretor do arquivo público, em 1902, ou seja, a 107 anos”
O documento foi encontrado quando a equipe do arquivo fazia o levantamento da documentação referente à tomada e governo de CAYENNA pelas tropas paraenses, de 1809 a 1817. O estado de conservação é bom.
Segundo Lúcio, “os que lutaram pela adesão, não foram aquinhoados no novo governo surgido no dia 16 de agosto. O resultado foi que os paraenses fizeram um levante no dia 15 e 16 de outubro de 1823, para expulsar os portugueses. Os negros índios e brancos pobres proclamaram o reinado de congo em Belém. Posteriormente, tropas internacionais aprisionaram os revolucionários, que foram trucidados no assassinato do Brigue Palhaço”. Mas isso já faz parte da história da cabanagem.
quinta-feira, 20 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário