domingo, 3 de agosto de 2008

PELA VIDA.

ESSA É NOSSA BANDEIRA DE LUTA NO SENTIDO DE TORNAR A VIDA DO SER HUMANO MAIS TRANQUILA , HARMONIOSA E CHEIA DE ESPERANÇAS, QUANTO AO FUTURO DE NOSSOS JOVENS E DO CIDADÃO ANINDEUENSE (ANANI), VEJAMOS:

ANANINDEUA, cidade localizada as margens da BR. 316 antiga estrada de Bragança hoje Br. 316, tendo sua divisão territorial com Belém e o início a partir do shopping castanheira logo após o entroncamento Belém/Ananindeua, vindo da avenida Almirante Barroso (antiga TITO FRANCO), que foi mudado o seu nome no século XX.

ANANINDEUA, até meados de 1990 foi considerada cidade dormitório. No entanto nos dias de hoje, é a 2ª maior cidade do Pará em crescimento populacional sendo a primeira Belém. Ananindeua hoje possue 238.900 eleitores (fonte : TRE/ANANINDEUA), seu crescimento em todos os sentidos é visto a olho nu, possui faculdades particulares, grandes redes de supermercado, diversos bancos, casas lotéricas, escolas públicas e particulares, rede hoteleira, um potencial turístico grandioso, várias ilhas habitadas, belas avenidas, umas arborizadas outras não.

A periferia de Ananindeua, é o verdadeiro contraste com o centro comercial e Cidade Nova (composta de 9 conjuntos) que são denominados de Cidade Nova I, II. III. IV, V, VI, VII, VIII e conjunto guajará I todos saneados e demonstrando boa qualidade de vida de seus habitantes. A periferia encontra-se parcialmente abandona pelo poder público, no entanto devemos fazer justiça ao atual gestor HELDER BARBALHO, que tem procurado dá melhor assistência a periferia em termos de saneamento ambiental, a exemplo guajará II que encontra-se completamente saneado. Algumas falhas pontuais no serviço público, principalmente na saúde. Entretanto se deixarmos de olharmos para nosso próprio umbigo, e compararmos com Belém e o resto do Brasil, não somos diferentes nem melhor nem pior.
Quanto a situação política em Ananindeua este ano de 2008 como em todo o Brasil está acontecendo o processo eleitoral a nível municipal. Ananindeua não difere de outras cidades no Brasil afora na esfera política, é público e notório que temos legisladores ANALFABETOS E ANALFABETOS FUNCIONAL. O cidadão de Ananindeua está ávido por mudar boa parte dos integrantes do legislativo, alguns nem de nome são conhecidos da população, vejamos como será composto o novo Legislativo no ano de 2009, o povo de ANANINDEUA já demonstrou na última eleição que não aceita falta de compromisso com seu povo, renovou seu legislativo em mais de 50% e certamente nessa eleição não será diferente, está vindo com sangue novo, novos candidatos, muitos pela primeira vez, (COMO É NOSSO CASO), compromissado e preocupado com nossos estudantes e segurança de nossos habitantes (EDUCAÇÃO e SEGURANÇA) essa é nossa bandeira de luta.


CONTO COM VOCÊ PARA DIVULGAR MEU NOME “PAPAI NOEL” PV PARTIDO VERDE, MEU NÚMERO 43125 PARA VEREADOR EM ANANINDEUA.

MUITO OBRIGADO!


O QUE É EDUCAÇÃO?


Processo pelo qual uma pessoa ou grupos de pessoas adquirem conhecimentos gerais, científicos, artísticos, técnicos ou especializados, com o objetivo de desenvolver sua capacidade ou aptidões. A educação pode ser recebida em estabelecimento de ensino especialmente organizado para esse fim, tais como escola as escolas elementares, colégios, conservatórios musicais, universidades, ou através da experiência cotidiana, por intermédio dos contatos pessoais, leitura de jornais, revistas, livros, apreciação de pinturas, esculturas, filmes, peças musicais e de teatro, viagens, conferencias.

O escopo primordial da educação é o de dotar o homem de instrumento culturais capazes de impulsionar as transformações materiais e espirituais exigida pela dinâmica da sociedade. A educação aumenta o poder do homem sobre a natureza e, ao mesmo tempo, busca conformá-lo, enquanto individuo, aos objetivos de progresso e equilíbrio social da coletividade a que pertence.



Na Grécia antiga, onde a supremacia do Estado era indiscutível, especialmente nos primeiros tempos, considerava-se de fundamental importância as relações entre o indivíduo e a cidade-Estado. A educação visava, sobretudo, a preparar os jovens, tendo em vista tais relações. Mas cada Estado tinha suas características peculiares e os sistemas educacionais deviam adaptar-se a essas características para se tornar um instrumento efetivo na preparação da juventude. Daí decorrerem as concepções de Platão e de Aristóteles, de que a educação deveria ser regulamentada, em seus mínimos detalhes, pela autoridade estatal, ser compulsória para todos os homens livres, e uniformes. Na República e nas Leis, Platão mostra a que extremo pode ser levado o conceito de educação quando não se restringe a alguns aspectos essenciais da vida. Para os cidadãos-guarda do Estado ideal, a vida domestica e os laços familiares não são permitidos. Aristóteles não chegava a esse exagero, embora considerasse a educação familiar como, de certo modo prejudicial à criança.

Quando os romanos conquistaram a Grécia encontraram um sistema educacional já decadente. Nos primeiros tempos da República, a educação romana era inteiramente ministrada na família e na vida social. O pai tinha poder ilimitado sobre os filhos e era publicamente censurado quando fracassava no ensinamento dos preceitos morais, cívicos e religiosos. Ainda não havia escolas. Mas um jovem romano aprendia a reverenciar os deuses, a ler e escrever as leis do país.

Com a importação da cultura grega pelos romanos, a literatura helênica tornou-se o principal instrumento de educação. Surgiram as escolas de gramática, que mais tarde foram suplementadas por escolas de retóricas e de filosofia. Isto oferecia meio de cultura mais elevados aos jovens que não iam estudar em Atenas e Alexandria. Sob o Império, as escolas de retóricas foram gradualmente organizadas em um sistema do estado. A concepção de uma cultura de retórica é mostrada por Quintiliano em sua INSTITUTIO ORATORIA, o mas sistemático tratado de educação escrito no mundo antigo. O orador de QUINTILIANO era a síntese de um homem culto, sábio e honrado. Mas, com o advento da autocracia, que logo descambava para a tirania do império, a retórica deixou de representar uma preparação para á vida. As condições gerais da sociedade não admitiam mais tal tipo de educação. Os costumes se corromperam nos derradeiros tempos. O renascimento religioso do paganismo, ocorrido nos primeiros séculos do cristianismo, não surtiu efeito sobre a dissolução generalizada. Foi em tal circunstância históricas que o cristianismo surgiu, trazendo renovado sopro de vida.

Já educação contemporânea no Brasil não ensina a pensar, a refletir, a argumentar. Não educa para o discernimento para a tomada de decisão diante dos embates do cotidiano cheio de surpresas, de imprevistos e improvisações.
São inúmeros os exemplos constatados no cotidiano rural ou urbano brasileiro. São fatos que expressam que a escola não encontrou seu lugar no mundo globalizado para pensar e discernir.

SOU PROFESSOR A 27 ANOS, PROCURO ME ESFORÇAR AO MÁXIMO, PARA CONCIENTIZAR MEUS ALUNOS A EXERCEREM A PLENA CIDADANIA, MOSTRANDO QUE ESTAMOS EM UM ESTADO DE DIREITOS, E DEVEMOS EXIGIR AO MÁXIMO DO ESTADO.

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