quarta-feira, 30 de março de 2011

JOSE ALENCAR

Só posso dizer que sirva de exemplo a todos nós, descanse em paz. O Brasil já disse tudo.

terça-feira, 29 de março de 2011

OLHA O QUE UMA MENINA DE 16 ANOS FAZ

Vestibular da Universidade da Bahia cobrou dos candidatos
a interpretação do seguinte trecho do poema de Camões:

'Amor é fogo que arde
sem se ver,
é ferida que dói e não se sente,
é um contentamento descontente,
dor que desatina sem doer '.

Uma vestibulanda de 16 anos deu a sua interpretação :

'Ah, Camões!, se vivesses hoje em dia,
tomavas uns antipiréticos,
uns quantos analgésicos
e Prozac para a depressão.
Compravas um computador,
consultavas a Internet
e descobririas que essas dores que sentias,
esses calores que te abrasavam,
essas mudanças de humor repentinas,
esses desatinos sem nexo,
não eram feridas de amor,
mas somente falta de sexo !'

A Vestibulanda ganhou nota DEZ: pela originalidade, pela estruturação dos versos, das rimas insinuantes, e também foi a primeira vez que, ao longo de mais de 500 anos, alguém desconfiou que o problema de Camões era apenas falta de mulher.

domingo, 27 de março de 2011

QUANDO VOU LEVAR A SOGRA

Como já disse anteriormente minha sogra é um barato, na vespera da viagem para Salvaterra, ela dorme até 1h30 0u 2h00 da madrugada a viagem é 6h30 mais ela fica impaciente e não deixa ninguém dormir, levanta toda hora e fica conferindo a bagagem dela se não esta esquecendo nada, e meche e remeche faz um fuzuê danado faz pigarro e assopra e olha que ela não fuma, so sossega quando levanto e digo: bom dia dona Carmita, e ela diz vamos que hoje vai dá uma enchente, enchente! exclamo eu, ela sim, vai dá muita gente precisamos chegar antes das 6h00 , vamos tomar café? ela diz não, mais dona carmita ainda são 4h00 temos bastante tempo, ela diz pois é vamos logo pra gente não pegar engarrafamento, pronto vou papeando até no porto da "escadinha", quando chega deserto, só os carregadores e alguns gatos pingados, ela pronto fica aliviada e fica mais ainda quando chamo o rapaz do café ela se delícia e aja mais papo.

Fico até ela adentrar no portão de embarque, aproveito pra dá uma passadinha no
Ver-o-Peso. Em frente ao Solar da Beira, vários carros descarregam sacos de frutas, legumes e verduras, carregados incessantemente por homens. Um surge com um tabuleiro onde estão à venda canetas, fósforos, tesouras, alicates e lanternas.

Na esquina da Boulevard Castilhos França com a avenida Portugal, dezenas de barcos se amontoam. “Isso aqui é um ‘rebuceteio’ de gente. Bandido e pai de família lutando. Tem uma magia”. Na Pedra do Peixe, o ritmo é frenético: um caixote carregado de maparás pode nocautear os mais desatentos.

E é na beirada que não dá pra enxergar a água da baía: é grande quantidade de lixo e pele de peixe jogada pelos peixeiros.

Cachorros lambem as verduras, mendigos fazem suas necessidades fisológicas direto na baia, o banheiro custa R$ 0,50. Os comerciantes que aproveitam para ‘fazer a feira’ não parecem se importar. Na Praça do Relógio, encarregados dos caminhões que transportam para outros mercados se unem aos feirantes para jogar cartas. Na Feira do Açaí, o tecnobrega soa. Rasas (espécie de cestas) são jogadas para os que trazem açaí nos barcos.

O açai em sua grande maioria vem da parte da Ilha do Marajó que fica mais longe e é melhor que o pouco açaí de inverno daqui. Adiante, homens dormem em pedaços de papelão espalhados pelo chão. O manto da noite vai dando vez aos primeiros reflexos da manhã.

É hora de comer a “pata da vaca”, sopa de mocotó revigorante oferecida com entusiasmo pelas senhoras em barracas diversas. Os sinos da Catedral da Sé anunciam as seis da manhã e os ônibus já circulam intensamente pelas ruas. Agora são as barracas de comida que saciam a fome dos que passam e vivem naquele lugar onde pulsa o coração de Belém.

E eu aproveito para gastar os R$ 20,00 reais que minha sogra me deu compro uma saca de limão por dez reais e coloco 10 de gasolina que minha sogra me deu, o limão eu divido com os cunhados, familiares e vizinhos.

Ela dá trabalho mais eu gosto.

A SOGRA

Minha sogra é um barato, dá trabalho, mas não abre a mão fácilmente quando percebe que pode ficar só na baba.

Mora em Salvaterra no distrito de Jumbin, além do porto de Camará, na beira de um braço de rio tem um pequeno mangue e um grande terreno onde os macacos pregos fizeram morada e pululam ao entardecer e ao amanhecer e onde também se abrigam outros animais, triste daquele animal que vacilar e cair nas mãos da velha como chamam os filhos (as) ela mete a faca no coração e em seguida capa de imediato, eu vi nas férias em julho do ano passado tadinha de uma mucura macho caiu nas mãos dela e imediatamente uma faca na mão, ela é perigosa foi pa e te aqueta deu a uma paulada na cabeça e a faca nos bagos.

Minha sogra é um barato tem filhos em Salvaterra, Soure e Ananindeua ao todo são 12 mulheres 06 e homens 06, os netos querem ficar perto mais da um carinho, mas vez por outra dá uma mãozada de canhota até os filhos ficam cabreros, a velha reina, acredito que seja o carinho dela, sempre ele inventa uma dor em qualquer parte do corpo só pra vim em aniversário de filha, natal, aniversário dela ou dia das mães só pra ganhar presente.

Basta um telefonema dela dizendo meu cunhado estou chegando amanhã as 10horas, vou correndo busca-la para a felicidade das filhas, e quando ela vai embora fica a saudade das gafes dela, minha sogra é um barato sou GENRO dela e ela me chama de CUNHADO, teve época que ela me chamava de vizinho não acerta meu nome de jeito nenhum.

Mais isso já é uma outra história.

TRINDADE QUEM É?

A Trindade ou Santíssima Trindade é a doutrina acolhida pela maioria das igrejas cristãs que professa a Deus único preconizado em três pessoas distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Para os seus defensores, é um dos dogmas centrais da fé cristã, e considerado um mistério. Tais denominações consideram-se monoteístas. É no que eu e minha família acreditamos.

Entretando não é da SANTISSIMA TRINDADE que eu quero me reportar e sim do Sargento EX TRINDADE, homem lutador oriundo do municipio de Capanema terra do cimento aquela fundada pelo engenheiro Guilherme Schüch e terra de mulher bonita.

Trindade ou para seus vizinho no conjunto Geraldo Palmeiras no distrito industrial de Ananindeua, RAIMUNDO lider comunitário é sargento aposentado da reserva remunerada do Exécito brasileiro, tem como esposa IRACEMA mulher tranquila, observadora, que criou seus filhos (as) e agora observa os netos (as) crescerem mulher forte, muito forte só de suportar cada uma que o SGT TRINDADE aprontou pra ela só sendo muito amor e os baques sucessivos que tem sofrido acredito que seja provação da Santissima Trindade, força vovó IRACEMA sua fé no criador se fortalecerá.

TRINDADE homem brincalhão, responsável nos seus negócios, bom, pai, marido amável, amigo, lutador, preoculpado e sério com os problemas no conjunto onde mora GERALDO PALMEIRA, faz mais de dois anos que TRINDADE luta junto ao poder público em ANANINDEUA, para conseguir uma linha de ônibus que faça o trajeto Geraldo palmeira UFPA, uma aspiração dos estudantes não só universitários hoje, mais de toda uma comunidade, ocorreram reuniões com represetantes e paus mandados sem poder de decisão seja do DEMUTRAN ou de empresários de transporte em ANANINDEUA, TRINDADE e toda a comunidade sofre com a insensatez de nossas autoridade políticas do nosso município.

As eleições estão chegando TRINDADE e a comunidade estão entricheirados armados com BAZUCA VERBAL esperando os políticos promesseiros avançaram.

quinta-feira, 24 de março de 2011

QUANDO VOCÊ NÃO LEMBRA O NOME

Ter um animal de estimação hoje e fundamental para as crianças principalmente quando se é novinho pra elas são companheiros inevitáveis amigos pra toda a hora onde elas cuidam do bichinho e o bichinho cuidam ao mesmo tempo delas.

Sempre há um pôr nessa historia e sempre o problema e na hora do nome do animal, uns querem isso outro aquilo, mais sempre vale lembrar que o nome que você der pra ele não poderá mudar mais, pois, ele reconhecerá quando você chamar por ele, espero que esse artigo te ajude a decidir qual nome dará pro seu animal de estimação.Para você que ganhou um bichinho, um cachorro ou um gato, mais ainda não sabe qual o nome dar para o filhote, uma das dicas é sempre dá um nome que lhe agrade e que será para sempre.

Sabe aquela história não lembrei o nome, então chama de qualquer coisa macaco, panela de construção, tiziu, urubu ou quem sabe até mesmo moreno escuro e se a pessoa não gostar, você pede desculpa e pronto esta tudo bem.

Depois que inventaram essa tal de desculpa, nunca mais dei uma porrada em ninguém.

quarta-feira, 23 de março de 2011

MORDE E ASSOPRA

Deputado chama ministro do STF de 'moreno escuro'

O ex-governador e deputado Júlio Campos (DEM-MT) provocou polêmica nesta terça-feira ao se referir ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa como "moreno escuro" durante uma reunião da bancada do partido.

O deputado defendia a prisão especial para autoridades, quando disse que processos podem cair nas mãos "do moreno escuro do Supremo".

Deputado Júlio Campos provocou polêmica ao se referir ao ministro do STF Joaquim Barbosa como "moreno escuro"

O fim da prisão especial faz parte da reforma do Código de Processo Penal, que deve ser votada pela Câmara amanhã.

O deputado ACM Neto (BA), que conduzia a reunião da bancada do DEM, afirmou que não entendeu como preconceito a referência do colega.

"A frase não pode ser descontextualizada. Quem estava presente percebeu que a frase não teve caráter preconceituoso", disse. Outros deputados que estavam presentes reclamaram da frase.

Em uma nota à imprensa, o deputado Júlio Campos afirmou que "quando usou a expressão 'ilustre ministro moreno escuro' em menção ao ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa foi somente por não lembrar naquele momento o nome do magistrado".

Segundo o deputado, não houve interesse de "desmerecer" o ministro com o uso da expressão. Campos informou ainda que, "para evitar possíveis constrangimentos e interpretações dúbias", entrou em contato com o gabinete de Barbosa e enviou desculpas ao ministro.

O gabinete de Barbosa, que é o primeiro negro do STF, confirmou o telefonema e disse que o deputado se comprometeu a enviar um pedido de desculpas por escrito.

É caro deputado, se com o Ministro do Supremo é assim, imagina com o coidado do zé povinho, e com a coisa pública, "PANCADAS DADAS E PALAVRAS DITAS NEM DEUS TIRA".

Se com o Ministro é assim, com o pobre é panela de construção, tiziu, urubu etc... e depois dizem que o maluco sou EU.

segunda-feira, 21 de março de 2011

QUE TAL UM FIO DENTAL?

Uso de fio dental pode diminuir chances de AVC

Cuidar da saúde bucal vai além da questão estética, como comprovaram os cientistas da Universidade de Hiroshima, no Japão. Após estudarem 358 pessoas com idade entre 50 e 60 anos, os pesquisadores notaram que aqueles com menos de 24 dentes originais têm 57% mais chances de sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) do que os que possuem a dentição completa.

Uma das maneiras mais simples e eficazes de conservar os dentes, é o uso do fio dental.

Como a boca é cheia de bactérias, as chances de desenvolver alguma doença peridontal aumenta gradativamente caso a pessoa não use o fio dental. Os cientistas acreditam que tais bactérias possam ser responsáveis pelo afunilamento das paredes das artérias e para o acúmulo de gordura nelas, o que resultaria no AVC.

domingo, 20 de março de 2011

MULHER SOFRE

A mulher em nossa sociedade esta ganhando espaço significativo nos diversos setores produtivos de nossa sociedade. A realidade tem sido cada vez mais frequente, especialmente nas pequenas empresas. Conheço empresas e Instituições têm mulheres como presidentes. A atuação da mulher administradora têm conquistado progressivamente mais cargos de chefia.

No entanto a mulher sofre constantemente com a violência, seja no lar, no trabalho, na rua, no transporte coletivo ou mesmo em consultório médico, quando se depara com profissional anti-ético e aproveitador, isso tudo sofre mais a mulher pobre no sentido restrito da lei, aquela que não pode pagar um plano de saúde ou aquela que ainda esta lutando no sentido de buscar uma colocação no mercado de trabalho.

A violência em geral já é preocupante e contra mulher é mais ainda porque gera uma série de desdobramentos.

A área da saúde precisa saber o que e onde está acontecendo (a violência) para poder desenvolver ações de combate.

É fundamental que no posto de saúde ou em outros centro de atendimentos a mulher exista um departamento para atender reclamações ou sugestões a cerca do funcionamento daquele órgão ou mesmo uma simples caixa de reclamações e sugestões. E que realmente seja obrigatório a existência de formulários nesses locais públicos e que tais reclamações ou seguestões vá parar nas mãos de quem possa resolver possiveis falhas no atendimento.

Em se tratando de casos mais graves deve-se estimular as vítimas a fazer a denúncia às autoridades policiais.

sábado, 19 de março de 2011

AQUI TAMBÉM TEM GULAG

No gulag stalinista

Prisioneiros políticos viraram parte da força escrava que movimentou a economia da ex-União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, principalmente durante a década de 50. O sistema de campos de trabalhos forçados ficou conhecido como gulag (glavnoe upravlenie lagerei, ou administração central dos campos). Sua origem, na verdade, é bem anterior à URSS do comunista Josef Stálin – tem precedentes na Rússia dos czares, desde o século 17. Mas foi com o stalinismo que o conceito se expandiu.

Os presos (ou zeks) geralmente iam parar no gulag acusados de espionagem ou traição. Lá, eram “recrutados” para minas, pedreiras, indústrias têxteis e químicas, uma série de ocupações. Embora não visasse a execução sumária, no gulag morria-se de fome, frio, tifo, exaustão (mais por negligência) – mas também houve extermínio. Dos 28,7 milhões de pessoas que passaram pelos campos de 1929 a 1953, há registro de 2 749 163 mortes. O número, porém, pode ser maior, já que documentos oficiais desapareceram.

Dos 476 complexos comandados pela polícia russa, os de Kolyma, na Sibéria, figuram entre os mais brutais – estão para o gulag como Auschwitz para o holocausto.

O trabalhador brasileiro, o operário aquele na base da produção, que ganha o minguado, mas sem ele nada mais existiria. Como exemplo podemos citar o trabalhador na construção civil, os catadores do lixão do AURÁ na coleta do material reciclável, tente fazer um exame ginecológico no posto de "SAÚDE" na estrada do maguarí próximo a Br. 316 e depois me diga, se é ou não é uma GULAG?

CIRURGIA TRANSEXUAL E O SUS

A pedagoga e cerimonialista Fernanda Gadelha, 40 anos, deverá ser a primeira transexual na Paraíba a fazer uma cirurgia de mudança do sexo masculino para o feminino pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O custeio do procedimento passou a ser obrigatório pelo SUS desde 2007, por determinação da Justiça Federal.

Médico, em Ananindeua desde o começo da consulta estava sendo irônico o tempo todo, fazendo perguntas nada convencional em uma consulta médica, paciente o procurou para solicitar exames especificos em virtude de estar com ciclo mestrual alterado e sentindo dores em um dos seios.

O médico, antes de qualquer coisa ou solicitar um exame de sangue ou outro especifico que o caso requer, queria fazer toque na paciente, que por sinal jovem bonita e muita simpática. Mas, sempre esse mas na vida da gente, paciente desconfiada da atitude do médico, passou a indagar o por que dele querer fazer o toque em sua vagina? o médico foi taxativo para eu ter uma BASE, ela também foi taxativa não concordo, não aceito tal procedimento e ele a olhou como que espantado da reação da paciente e disse: então não vou pedir exame nenhum.

Cirurgia para transexual tem, conheço caso em que a esposa de um senhor esta penando para conseguir uma simples endoscopia e o cidadão esta a mingua.

Uma norma técnica do Ministério da Saúde estabelece equipe mínima para o atendimento à mulher. Ela deve ser composta por assistente social, psicólogo, enfermeiro e médico, mas esta ainda é uma realidade distante do município.

É meus amigos assim é o SUS.

É A LINGUIÇA COMENDO O CACHORRO

Judiciário libera pagamento de precatórios às vítimas de Eldorado



Chacina

No próximo dia 17, massacre da curva do "S" completa 15 anos

Já estão disponíveis para pagamento os precatórios requisitórios devidos pelo Estado, referentes ao terceiro lote 2009, que estavam com pagamento sub judice, por conta de questionamentos em mandado de segurança impetrado por credores do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (Igeprev), mas liberados após a extição do processo. Os beneficiários devem se dirigir à Coordenadoria dos Precatórios do Tribunal de Justiça do Estado, localizada no andar térreo do edifício-sede do Tribunal de Justiça (TJ) do Pará, na avenida Almirante Barroso, 3.089, bairro do Souza, munidos de documentos pessoais para a liberação de autorização de saque no Banpará.

Dentre os beneficiados estão 30 credores vítimas no processo referente ao confronto entre policiais militares e trabalhadores sem terra, ocorrido em abril de 1996, em Eldorado dos Carajás.

No tocante ao pagamento dos precatórios, há anos as vítimas vinham tentando dar celeridade ao processo junto ao TJE, para apressar o julgamento de ação contra o mandado de segurança que bloqueou o pagamento de precatórios a 30 sobreviventes da chacina. De acordo com a defesa dos agricultores, em março do ano passado, o Estado depositou mais de R$ 5 milhões, referentes à última parcela dos precatórios destinados a 22 vítimas. Em seguida, foi publicado um decreto do parcelamento dos demais precatórios envolvendo os outros processos.

Ocorre que nos próprios autos, as vítimas que não foram beneficiadas ingressaram na Justiça alegando que os valores liberados deveriam ser divididos também com os demais sobreviventes.

À época, ao analisar o caso, após a manifestação das partes, o presidente do TJ não acolheu os pedidos formulados, considerando que "os recursos depositados pelo Estado do Pará se deram antes do prazo de 90 dias previsto no art. 3º da Emenda 62/2009", sendo que autorizou o levantamento da importância destinada às vítimas indicadas nos precatórios. Diante da decisão, os demais sobreviventes, ingressaram com mandado de segurança contra o presidente do Tribunal. Em abril de 2010, a desembargadora Luzia Nadja, relatora do mandado de segurança, concedeu liminar determinando o bloqueio dos recursos, sendo que os demais sobreviventes impetraram cinco recursos requerendo a suspensão da liminar e o cumprimento da decisão do presidente do TJ, que mandou o Estado pagar os precatórios a 22 vítimas.

Sendo assim, temos que admitir que realmente esta existindo uma inversão de valores, na guerrilha do Araguaia os guerrilheiros, filiados ao PCdo B ou não combateram mataram até seus prórpios companheiros conforme já escrevemos anteriormente, estão recebendo milhões dos cofres públicos.

O MST e seus seguidores realizam Brasil afora crime de toda ordem, inclusive com invasão de prédio públicos e morte de PM fazendo a degola literalmente como foi o caso de Itubiara, o Sgt Getúlio em Marabá fica cego, outros PMs ficaram com seguelas permanentes.

A Justiça determina o pagamento de milhões aos criminosos. Então, isso quer dizer "O CRIME COMPENSA NO BRASIL".

sexta-feira, 18 de março de 2011

O BICHO É PRETO

A visita de BARACK OBAMA HUSSEIN ao Brasil, séria normal e motivo de orgulho a visita de mandatário máximo de um país a outro se fosse apenas uma visita de cortesia ou mesmo não oficial digamos assim, uma visita de turismo. Mas, sempre esse mas, por trás de uma visita do mandatário máximo dos EUA, sempre tem algo muito grandioso por trás que muitos pobres mortais não conseguem perceber.

O Império romano foi fascinante na sua política 'DEMOCRATICA" e de ensinamento a outros povos nas guerras de pilhagem e expansão do IMPÉRIO, veja a consquista da Grécia pelos romanos, quando absolveu toda sua cultura e costumes. O Ocidente cópiou e até hoje muitos aplicam a política do pão e circo (olha o carnaval ai gente/olha o churrasquinho de gato e muita birita de graça lá no mangueirão ) e a política do "morde e assopra" (veja bombas Hiroshima e Nagasaki) em linguagem simples e direta, esperamos uma relação de igual para igual. As circunstâncias do mundo de hoje favorecem muito isso. O Brasil se consolidou como democracia, como economia. Essa capacidade de liderança em todos esses diferentes temas de interesse global, a capacidade de articulação tanto com o mundo em desenvolvimento quanto no mundo desenvolvido. Isso oferece frentes múltiplas de interlocução.

No entanto sempre olhei com desconfiança aquele plebicito do desarmamento do povo do cidadão pacato, vejo que o maior exército é o povo só que um exército desarmado veja os rebeldes no Libano, que possuem armas devido tomarem das forças armadas locais no Libano, será que essa política de desarmamento no Brasil não foi uma determinação norte americana ao governo brasileiro?

E essa pretensão do Brasil em querer um assento no Conselho de Segurança, Obama declarou apoio à pretensão do país de obter um assento no Conselho de Segurança, em que disputam esse mesmo assento, Alemanha, Japão, Índia, o digamos G4 grupo mais forte de candidatos a novos donos de um assento permanente no conselho.

No meu entendimento os diversos departamentos da ONU estão defassados em sua importância junto aos paises em conflitos ou em estado de necessidade de ajuda humanitária. Portanto, necessita de reforma na aplicabilidade de ajuda aos paises necessitados, os ditos do terceiro mundo.

Pelo que vejo, percebo uma coisa. A situação é mais terrível do que eu imaginava.

Os EUA é um império a deriva que não sabe exatamente o que fez, o que faz ou o que fará. Então, na dúvida, segue fazendo exatamente a mesma coisa: guerra, guerra, e visitas oficiais para consolidar seu poder de mando, não foi atoa que OBAMA ainda em campanha e em plena crise economica nos EUA, bateu na costa do lula e disse "esse é o CARA" também com aqueles milhões que lula "emprestou" para evitar a ruptura ou queda do Império.

ROMA foi o maior Império em extensão territórial, a destruição de Cartago, ensinou a Roma a inventar uma nova missão para Roma: civilizar os povos. A ideologia que movimento os EUA parece ser a que foi criada por Políbio, em outras palavras, a mesma que provocou a ruína romana.

Quanto mais guerras para civilizar os povos os EUA fazem maior o número de inimigos que produz e, portanto, maior a necessidade de continuar a fazer guerras. Mais guerras significa mais despesas militares, mais pobreza dentro dos EUA e mais necessidade de propaganda para aplacar a insatisfação popular. Uma mentira muito cara corrompe toda economia e coexistência social nos EUA e não vai ser capaz de evitar a destruição total do país.

Será que iremos ser sujeito da história e presenciar a queda de um Império? Como diz uma amiga "ah! eu quero".

quarta-feira, 16 de março de 2011

SORRISO LINDO PODE CUSTAR CARO

Clareamento nos dentes pode causar graves danos

É preciso bom senso antes de investir em qualquer tratamento, alertam especialistas em uma coluna publicada no jornal inglês Daily Mail.

No artigo publicado, especialistas criticam os kits para branqueamento vendidos em farmácia ou mesmo pela internet, que já chegaram ao Brasil e enumeram problemas sérios associados ao uso contínuo. Entre os principais males está a degradação do esmalte dentário, o recuo da gengiva e, em casos extremos, a perda dos dentes.

De acordo com o dentista e porta-voz da British Dental Association, Martin Fallowfield, alguns dos componentes utilizados "contém o mesmo ácido para desinfetar piscinas - dióxido de cloro". O artigo explica que, como os dentes são porosos, qualquer substância que entra em contato com o esmalte, ou nas camadas mais profundas, pode trazer efeitos danosos durante muitos anos.

Atualmente, quem busca o sorriso perfeito pode encontrar o serviço até mesmo em salões de beleza, uma novidade altamente criticada pelos especialistas. O órgão britânico General Dental Council classifica o clareamento dentário como parte da Odontologia, tornando a prática ilegal por qualquer pessoa que não esteja registrada no órgão.

SABE POR QUE URINO NA CALÇA?

Prender a urina pode causar problemas renais

Se você, mesmo com vontade, costuma adiar a ida ao banheiro por preguiça, está na hora de mudar esse mau hábito para evitar problemas de saúde. Reter a urina por muito tempo pode trazer sérios danos ao organismo, como o risco de infecção urinária e outros problemas renais.

A bexiga é um órgão que funciona como reservatório da urina. Ela possui um limite de capacidade, que varia para cada pessoa. Quando esse limite está prestes a ser atingido, surge a necessidade de eliminar o líquido, ocasionando a vontade de fazer xixi.

Se não encontro um banheiro, nem ligo mixo na calça mesmo, só pra não ter problema rernal. kkkk

SABE POR QUE AJUDO EM CASA LAVO LOUÇA E TUDO MAIS?

Homens que ajudam em casa fazem mais sexo

Um estudo americano revelou que os homens que auxiliam nas atividades caseiras fazem mais sexo do que os demais.

De acordo com o psicólogo Joshua Coleman, a divisão das tarefas domésticas resulta em um casamento mais feliz e harmonioso. Quando é ajudada, a mulher entende que o marido realmente se preocupa com ela e não a vê como uma empregada.

A pesquisa ainda aponta, que nos últimos 40 anos a contribuição masculina em serviços do lar dobrou nos Estados Unidos. (eBAND)

Pronto minha fiel seguidora, mais lacônico que isso só em ESPARTA.

BRONCA DE LEITORA

Fiel seguidora desse blog, acha os assuntos interessantes, mas, sempre tem o mais, solicitou que eu fosse lacõnico nos meus assuntos.

Farei o maior esforço para atende-la. Afinal de contas os leitores são minha razão de escrever.

segunda-feira, 14 de março de 2011

DEDICO A VOCÊ

Especialistas acreditam na educação como o caminho ideal para se obter êxito em todas as esferas da vida. Porém é sabido que as condições para percorrer esse caminho são desiguais. Para uma parcela da sociedade, são oferecidas escolas sem infraestrutura e professores sem a qualificação adequada, acreditem em pleno ano 2011constatei um caso em que professora da rede pública aplica um metodo embaraçoso e ineficais no processo ensino aprendizagem, ela faz com que o aluno na faixa etária de 8 anos escreva os numerais repetindo várias vezes, assim: ex: escreva de 120 a 180o aluno deve escrever o nº 120 até o final da linha do caderno e na linha seguinte 121 e assim sucessivamente. Se ela fizesse na ordem crescente escreva de 120 até 180e o aluno fizesse 120- 121- 122 e assim por diante tudo bem, As consequências, muitas vezes, são catastróficas, a criança fazendo a copilação excessiva sem necessidade pode muito bem adquirir uma lesão na mão a exemplo dos digitadores, que normalmente sofrem com a doença LER ou DOC, tal comportamento de ensino repetitivo vai na contra mão do processo ensino aprendizagem que é justamente o construtivismo ensinado por PAULO FREIRE e outros grandes teóricos da educação. sendo assim sem nexo ou razão de ser, certamente se essa criança não tiver um acompanhamento dos pais ou responsaveis, ou orientação para dá continuidades nos seus estudos ela fatalmente passará a fazer parte dos altos índices de evasão escolar e envolvimento de crianças e adolescentes com a criminalidade.

Essa discussão está presente sempre nas reuniões pedagogicas nas escolas entre os professores e direção, a vivência na escola, já de longos anos me dá uma visão ampla do que se pode mudar partindo do bom administrar seja por parte da gestora USE local ou da iniciativa da direção com professores e toda comunidade estudantil da Instituição escola em sí.

Existe discusão permanente entre educadores, analisando as razões que levaram à evasão escolar, aos altos índices de repetência e ao envolvimento com a criminalidade isso não só nas escolas perifericas, a evasão se dá menos nas camadas mais altas, não se sabe ao certo ou seja não se tem um diagnostico preciso o por que o adolescente deixa de estudar e buscar um futuro melhor para entrar na criminalidade, se não vejamos o que leva uma jovem de classe alta a se envolver com pobre e drogadicio e ir além dos absurdos matar ou mandar matar os próprios pais que lhe provem todo os gostos, seja por utensilios de marcas e outros que ficam distantes daquele jovem da escola periferica.

Nessa minha andança pela educação de jovens e adultos já são quase três décadas, trabalhei exclusivamente com crianças no fundamental menor por 20 anos, hoje trabalho com jovens e adultos na faixa etária maior que antes, e observo que os adultos estão buscando a sala de aula principalmente senhoras na sua grande maioria, pois passaram a perceber que o caminho é a educação para conseguirem um lugar no mercado de trabalho.

A partir de minhas observações ao longo dos anos posso apontar seguramente que a falta de interesse como uma das principais causas para a evasão escolar, já que ao conversar com centenas de educandos eles relembrarem a época em que estudavam, diziam-se desmotivados com a escola ou constituiram família cedo ou tiveram que trabalhar quando deveriam realmente esta na escola. Algumas escolas, hoje, não se apresenta como algo interessante. Muitas vezes, o estudante chega ao ambiente educacional e não é acolhido. Em um ambiente hostil, e ele não consegue se adaptar a ela acaba preferindo a rua, onde encontra outros atrativos. O resultado é que muitos chegam aos 17 anos lendo e escrevendo com muita dificuldade ou analfabetos”.

Posso afirmar com segurança que o problema esta lá no ínicio na base, seja no seio famíliar ou na escola-creche que em muitos casos não ensinam a convivencia em grupo e ensinar o desafio de vencer o bom combate na vida como um todo.

Comparo a educação infantil do ser humano como um grande prédio a ser contruido, primeiro vem a parte mais dificil e complexa que é o inicio da obra a fundação e os preparos para a resistência do material no seu todo até a conclusão da obra. Se for feito uma péssima fundação ou tiver alguns comprometimentos desde o ínico aparti do trabalho antigo de bate-estaca acredito que hoje já seja mais moderno quem sabe incluindo RADIER, MOLAS DE AMORTECEDOR CONTRA TERREMOTO, GRANDES BLOCOS DE BORRACHA RESISTENTE, PRÉDIO VERTICAL PARA O SENTIDO CONTRÁRIO DO TRADICIONAL OU SEJA NO SENTIDO DO SUBSOLO.

Nesse sentido e com esse comparação, na minha pequenes faço avaliação, quando um adolescente chega à Funcap, é porque tudo em sua volta falhou: a escola, a família, as políticas sociais e a comunidade onde ele estava inserido.

Em suma falhamos todos nós.

sábado, 12 de março de 2011

NÃO SOU RICO POR ISSO CONTO HISTÓRIA

O cara termina o Ensino Médio e não tem vontade de fazer uma faculdade.
O pai, meio mão de ferro, dá um aperto:

- Ah, não quer estudar? Tudo bem, perfeito. Só que vadio dentro de casa eu não mantenho, então vai trabalhar...

O velho, que tem muitos amigos, fala com um deles, que fala com outro até que ele consegue uma audiência com um político que foi seu colega lá na época de muito tempo atrás:

- Rodriguez, meu velho amigo!!! Tu te lembra do meu filho? Pois é, terminou o Ensino Médio e anda meio à toa, não quer estudar. Será que tu não consegue nada pro rapaz não ficar em casa vagabundeando?

Aos 3 dias, Rodriguez liga:
- Zé, já tenho. Assessor na Comissão de Saúde do Congresso. R$ 9.000,00 por mês, prá começar!
- Tu tá loco!!!!! O guri recém terminou o colégio, não vai querer estudar mais. Consegue algo mais abaixo...

Dois dias depois:
- Zé, secretário de um deputado, salário modesto, R$ 5.000,00, tá bom assim?
- Nãooooo, Rodriguez, algo com um salário menor, eu quero que o guri tenha vontade de estudar depois....Consegue outra coisa.

- Olha Zé, a única coisa que eu posso conseguir é um carguinho de ajudante de arquivo, alguma coisa de informática, mas aí o salário é uma merreca, R$ 2.800,00 por mês e nada mais....

- Rodriguez, isso não, por favor, alguma coisa de 500,00, 600,00, prá começar.
- Isso é impossível Zé!!!*
- Mas, por que???*

- PORQUE ESSES SÃO POR CONCURSO, PRECISA TÍTULO SUPERIOR, MESTRADO, CURRICULUM, ANTECEDENTES, EXPERIÊNCIA PRÉVIA, E ACIMA DE TUDO SER HONESTO... É DIFÍCIL...

UM BREVE COMENTÁRIO

Japão: terremoto deixa ao menos 637 mortos

O número de mortos no terremoto de magnitude 8,9 chegou a 637 no Japão, de acordo com a polícia.

Segundo autoridades, há 10.653 desaparecidos, sendo 10 mil apenas na cidade portuária de Minamisanriku, uma das atingidas por um tsunami de grandes proporções. Isso representa mais da metade da população da cidade de 17 mil habitantes. A prefeitura da província de Miyagi busca informações sobre os moradores.

Segundo a agência de notícias Kyodo, há 3,4 mil edifícios destruídos no país por conta de tragédia, que ainda causou 200 incêndios.

O primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, deslocou 50 mil militares, 190 aviões e 15 navios para os trabalhos de resgate nas províncias afetadas.

Religião no JapãoOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Ir para: navegação, pesquisa
As religiões no Japão são o Xintoísmo (51,3%), o Budismo (38,3%), e outras (10,2%).

Muitos japoneses consideram-se tanto xintoístas quanto budistas, o que explica o fato de as duas religiões terem, somadas, aproximadamente 194 milhões de membros (dados de 1996), ou seja, mais do que a população total do Japão, de cerca de 127 milhões de pessoas. Nos sentimentos religiosos da maioria dos japonesas, o Xintoísmo e o Budismo coexistem pacificamente. Para a maioria da população, filiação religiosa não significa freqüência e adoração regulares. A maioria das pessoas visitam os santuários xintoístas (jinja) e templos budistas (oterá) como parte dos eventos anuais e rituais de passagem dos indivíduos.

Entre os eventos anuais incluem-se os festivais dos santuários xintoístas e dos templos budistas, a primeira visita anual ao santuário ou templo - o hatsumodê. e a visita ao túmulo da família durante o Festival dos Mortos - Obon. Entre os rituais de passagens da vida de uma pessoa, incluem-se a primeira visita ao santuário pelo recém-nascido, o miyamairi, o Festival Shichi-go-san (7-5-3) - que consiste na visita ao santuário de meninos de 3 e 5 anos e de meninas de 3 e 7 anos de idade, a cerimônia xintoísta de casamento e, por fim, o funeral budista.

As novas religiõesO shinshukyô, shinkô-shukyô. Surgiram e têm se expandido rapidamente no Japão, usando com habilidade os meios de comunicação de massa e pal negro técnicas de marketing e propaganda, estabelecendo suas próprias instituições educacionais, prometendo milagres e benefícios materiais e espirituais ainda nesta vida, e apresentando um proselitismo mais ativo. Os ensinamentos dessas novas religiões remetem a uma ampla gama de tradições antigas, incluindo aspectos do Xintoísmo, do Budismo, do Confucionismo(Jukyô), do Taoísmo(Dôkyô), superstições populares e do Xamanismo, algumas incorporam elementos religiosos e até mesmo científicos de diversas origens que não a japonesa (Budismo Tibetano, Christian Science, medicina psicossomática, psicanálise etc.). Os fundadores das novas religiões são às vezes venerados como deuses vivos (ikigami).

Eles não acreditão na santissima trindade. Então! esta explicado.

OLHA O CAFÉ ?

Café diminui risco de derrame em mulheres

Uma pesquisa divulgada pela revista “Stroke” na quinta-feira (10) revelou que mulheres que bebem mais do que uma xícara de café por dia podem diminuir o risco de um derrame cerebral em até 25%.

O estudo acompanhou durante dez anos a dieta de 35 mil mulheres. A conclusão de pesquisadores é que a bebida tem efeito antioxidante, diminui inflamações e reduz a resistência à insulina, o que previne a doença. (eBand)

NÃO TEM COMPROVAÇÃO CIENTIFICA ?

Hormônio da gravidez é usado para o emagrecimento

A utilização do hCG (gonadotrofina coriônica humana), conhecido como hormônio da gravidez, é a nova fórmula usada para o emagrecimento.

Apesar de não possuir nenhuma comprovação científica de que ele cause perda de peso, o hormônio contra a infertilidade está sendo utilizado em conjunto com dietas para combater gorduras localizadas, segundo publicou o jornal Folha de S. Paulo.

As americanas estão pagando mais de mil dólares por mês por uma consulta, suprimento de hormônios e seringa. A possível eficácia do hormônio do emagrecimento surgiu há mais de 50 anos, mas só agora está sendo difundida desta maneira. O tratamento combina injeções diárias e uma dieta de 500 calorias.

Nos EUA, o hCG é vendido com receita médica e aprovado como tratamento da infertilidade. A FDA (órgão regulador americano para alimentos e medicamentos) alerta que não há comprovação científica da ação do hormônio na perda de peso. No Brasil, não há clínicas que ofereçam o hormônio oficialmente, mas segundo o jornal, é possível achar o medicamento em sites e distribuidores americanos, que os oferecem como uma alternativa para o emagrecimento. (DOL, com informações do Terra)

SERÁ QUE ANA CUMPRIU A PROMESSA FEITA?

Igreja prega a preservação


Crédito parcial Edição 12/03/2011 do jornal amazônia

Missa no ginásio da uepa abre a campanha da fraternidade, que tem como tema o meio ambiente

A Arquidiocese de Belém fará hoje, às 8 horas, no ginásio da Universidade do Estado do Pará (Uepa), localizado na avenida Almirante Barroso, a missa solene que marca a abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2011 (CF- 2011). A celebração eucarística será presidida pelo arcebispo de Belém, dom Alberto Taveira Corrêa, e busca refletir sobre o tema deste ano da mobilização: "Fraternidade e a vida do Planeta". Em seguida, são esperados cerca de cinco mil fiéis para abraçar o Bosque Rodrigues Alves como símbolo de proteção à biodiversidade. Na ocasião, também haverá a distribuição de mudas doadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e pelo Bosque.

O coordenador-geral da CF na Arquidiocese de Belém, monsenhor Raimundo Possidônio, explica que "um dos objetivos desse momento litúrgico é incentivar os fiéis a refletirem sobre a defesa da natureza, para que se sensibilizarem com a causa e proporcionem momentos para que elas possam também plantar árvores", informa.

A ideia da Campanha da Fraternidade é motivar os fiéis e a sociedade a refletirem sobre um problema de relevância social. Este ano a mobilização discute o meio ambiente e o problema do efeito estufa. Não é a primeira vez que esse assunto é tratado na CF: em 1979 foi a primeira vez que a preservação do meio ambiente foi pautada; em 1994, teve a preservação da água como assunto; e em 2007, a Amazônia. A Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB) coordena a Campanha da Fraternidade.

Me veio a lembrança de promessa da ex-governadora inclusive com a presença do lulalele, de que no Pará seriam plantadas 1 milhão de árvores, duvidei e minha dúvida se concretizou, na época foi feito grande alarde e propaganda de governo paga com o nosso dinheiro e foi um disperdicio. As pessoas mais concientes e esclarecidas a exemplo de jornalistas e bloggueiros não comprometidos com atos de malsevação do dinheiro público escreveram sobre o assunto.

Eu e minha mulher não prometemos mais plantamos algumas árvores enfrente a escola gondim lins em ananindeua e outras enfrente o mercadinho santa marta no guajará I. Só me resta um consolo ANA foi deposta, desapeada do poder pelo POVO em outubro do ano de 2010.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Livro do Papa que condena violência religiosa

O papa Bento 16, em seu livro mais recente, lançado na quinta-feira, condena a violência cometida em nome de Deus e exonera pessoalmente os judeus da responsabilidade pela morte de Jesus.

O livro, o segundo de uma série planejada em três partes sobre a vida de Jesus, é um relato detalhado, altamente teológico e acadêmico da última semana da vida de Jesus.
O livro já foi impresso em sete línguas, com 1,2 milhão de cópias ao todo. A publicidade internacional da obra incluiu teleconferências com a mídia em vários países.

A obra, que tem 350 páginas e se parece mais com um texto para seminaristas que com um livro para o grande público, é repleta de citações da Bíblia e referências a outros teólogos, historiadores e autores católicos.
Em uma seção, Bento escreve que não há justificativa possível para a violência cometida em nome de Deus --afirmação tão aplicável à militância islâmica de hoje quanto à violência que a própria Igreja Católica cometeu no passado, no esforço para difundir sua fé.

"A violência não constrói o Reino de Deus, o reino da humanidade," escreve o papa.
A parte do livro que pode ter efeito mais amplo sobre as relações dos católicos com outras religiões é o trecho em que o pontífice detalha os fatos do julgamento de Jesus Cristo perante o governador romano Pôncio Pilatos e sua condenação à morte.
Nesse trecho, o papa repudia o conceito da culpa coletiva dos judeus da época e de seus descendentes pela morte de Jesus, acusação que assombra as relações entre cristãos e judeus há séculos.

Bento diz que foi a "aristocracia do Templo," e não todos os judeus da época, que quis que Jesus fosse condenado à morte, porque ele se declarara rei dos judeus e porque a aristocracia considerava que ele havia violado a lei religiosa judaica.
É a primeira vez em que um papa disseca e compara os vários relatos feitos no Novo Testamento, concluindo que não há base para a acusação contra os judeus, que foi oficialmente repudiada pela primeira vez em um documento da Igreja em 1965.Líderes judaicos em todo o mundo já saudaram esse trecho do livro.

"Parabenizo! Vossa Santidade por rejeitar terminantemente em seu livro recente uma acusação falsa que tem estado à base do ódio voltado ao povo judaico por muitos séculos," disse o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu em carta ao papa.

O rabino Jacob Neusner, eminente estudioso americano do judaísmo e editor da "Enciclopédia do Judaísmo," disse: "Isto representa uma avaliação baseada em estudos... ele (o papa) fala da verdade, e não sobre o que é conveniente."
Eleito em 2005, Bento já teve problemas com as relações entre cristãos e judeus.

Em 2009 muitos judeus e outros sentiram-se ultrajados quando ele revogou a excomunhão do bispo tradicionalista Richard Williamson, que provocou furor internacional ao negar a extensão total do Holocausto e afirmar que judeus não foram mortos nas câmaras de gás. (Agência Estado)

quarta-feira, 9 de março de 2011

MAIS UMA BATATA QUENTE PARA DILMA QUE LULA DEIXOU

Carnaval no Brasil é 'made in China'

O carnaval brasileiro é "made in China", afirma hoje o Financial Times. O jornal aponta que 80% das fantasias apresentadas na tradicional festa nacional foram importadas, principalmente da China, conforme dado da Associação Brasileira dos Importadores Têxteis (Abitex).

Desde as criações das escolas de samba até vestimentas mais estranhas, como roupas do cantor Elvis Presley e máscaras de Osama Bin Laden, a maioria dos produtos é feita a partir de poliéster e de nylon chinês, junto com algum material da Coreia do Sul.

Segundo o FT, os baratos importados chineses inundaram o País nos últimos anos, parte como resultado da valorização da moeda nacional, paralisando diversas áreas da economia. Na avaliação do jornal, a situação representa um dos maiores dilemas políticos para a presidente Dilma Rousseff.

"Há 15 anos, era completamente diferente. Era tudo brasileiro", disse ao jornal britânico Jonatan Schmidt, presidente da Abitex.A proprietária da loja Carnaval Store, Claudia Sakuraba, importou produtos da China com desconto de 40% em relação aos nacionais. "Quando o real se fortaleceu, ou quando o dólar se enfraqueceu, a indústria do carnaval reagiu como nenhuma outra. É claro que importamos mais", afirmou a dona da Carnaval Store em São Paulo, que fornece para escolas de samba e lojas de fantasias.

Conforme o FT, economistas argumentam que os esforços do Brasil para combater a apreciação do real são infrutíferos e que a única solução verdadeira, não apenas para a área têxtil como para toda a indústria, é melhorar o treinamento, investir em máquinas e desenvolver a infraestrutura.

Mas, para o jornal, apesar dos esforços da Petrobras para expandir sua produção de poliéster no Nordeste, "é improvável que o carnaval seja made in Brasil tão cedo"

Aos pouco vai aparecendo as lambanças do engodo lula.

terça-feira, 8 de março de 2011

MULHER GUERREIRA

História do 8 de março

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Objetivo da Data

Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.



Conquistas das Mulheres Brasileiras

Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo, isso no Governo Vargas.



Marcos das Conquistas das Mulheres na História

1788 - o político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres.

1840 - Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos.

1859 - surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres.

1862 - durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.

1865 - na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs.

1866 - No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas

1869 - é criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres

1870 - Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina.

1874 - criada no Japão a primeira escola normal para moças

1878 - criada na Rússia uma Universidade Feminina

1901 - o deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres

* Meus parabéns! a todas as mulheres do mundo inteiro e principalmente a você mulher brasileira, mulher guerreira e forte, que garante a pérpetuação da espécie. Amo todas vocês.

domingo, 6 de março de 2011

ALGUÉM ME PERGUNTOU?

QUANTOS PAISES EXISTEM NO MUNDO?
Resp. 192 NAÇÕES E 42 MONARQUIAS = 234

Vejamos:

Monarquias 42
01-butão
02-jamaica
03-tailândia
04-granada
05-holanda
06-tonga
07-camboja
08-canadá
09-espanha
10-malásia
11-tuvalu
12-papua nova guiné
13-suécia
14-qatar
15-noruega
16-nova zelândia
17-nepal
18-marrocos
19-são vicente e granadinas
20-suazilândia
21-samoa ocidental
22-são cristóvão e névis
23-santa lúcia
24-antigua
25-arábia saudita
26-austrália
27-barbados
28-belgica
29-belize
30-luxemburgo
31-mônaco
32-japão
33-jordânia
34-lesoto
35-liechtenstein
36-dinamarca
37-irlanda (eire)
38----Reino Unido
39--inglaterra
40--país de gales
41--escócia
42--irlanda do norte


Notas1: Mais informação pode ser encontrada na Lista de países não-reconhecidos.
2: Alguns estados soberanos possuem dependências ultramarinas que não fazem parte dos seus territórios. Mais informação pode ser encontrada na Lista de territórios dependentes.
3: Alguns estados soberanos possuem estruturas federais em grau mais ou menos variável. Mais informação pode ser obtida na Lista de federações.
4: Alguns estados soberanos possuem entidades autónomas que fazem parte dos seus territórios. Mais informação pode ser encontrada na Lista de entidades autónomas.

ALGUÉM ME PERGUNTOU?

AINDA GUERRILHA DO ARAGUAIA

Ex-motorista se diz ameaçado por Curió

Ex-motorista do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Marabá, Valdim Pereira de Souza, que nos anos 70, durante a guerrilha do Araguaia - movimento que pregava uma revolução das massas camponesas para derrubar a ditadura militar implantada no país em 1964 -, colaborou com os militares, recolhendo ossos humanos de guerrilheiros mortos pelo Exército, prestou na semana passada em Marabá um depoimento em que acusa o coronel Sebastião Curió de usar pessoas a ele ligadas para ameaçá-lo de represálias caso colabore com o Grupo Tocantins, que busca localizar corpos dos insurretos que ainda estariam enterrados na região. Curió teve intensa participação, como major do Exército, na repressão ao movimento guerrilheiro.

Souza já recebeu várias ameaças para ficar calado. Em dezembro do ano passado, em três ligações telefônicas para seu celular, ele foi aconselhado a “fechar a boca para não dizer besteiras”. Em uma das ligações, enfrentou quem o ameaçava: “Olha, nós não temos mais nada a perder”. A mãe do motorista também atendeu a um telefonema ameaçador em Macapá, onde o motorista morava: a voz advertia para ter muito cuidado com o que andava falando.

Em depoimento gravado num vídeo, cuja cópia foi obtida com exclusividade pelo DIÁRIO, Souza afirma que, para ele, Curió está por trás das ameaças. O motorista diz que fala com conhecimento de causa, porque já trabalhou para Curió por sete anos, entre 1976 e 1983, quando o ex-patrão comandou com mão de ferro o garimpo de Serra Pelada. “O Curió é corajoso e me disse certa vez que quem fala muito morre”, contou, revelando que o ex-agente do SNI queria que Souza fizesse coisas que não gostava, como seguir e escutar pessoas, inclusive amigos do motorista. E dizia para ele que “inimigo bom é inimigo morto”.

LIMPEZA

Um dos quatro ouvidores do Grupo de Trabalho do Tocantins e ex-representante do Pará junto ao Ministério da Defesa, no Programa Federal Comissão da Verdade, Paulo Fonteles Filho, que há vários anos luta para encontrar os corpos de guerrilheiros que militavam no PC do B, integrando uma força-tarefa de agentes federais, pediu a ex-soldados e outros militares das Forças Armadas, que hoje colaboram com o governo federal para localizar as vítimas, que denunciem as ameaças que também estariam sofrendo.

Para Souza, as ameaças não podem ficar impunes. Ele diz que ainda há militares, principalmente do 52º Batalhão de Infantaria de Selva, de Marabá, que tentam negar que no quartel daquela unidade do Exército pessoas foram torturadas. Ele afirma que os ex-militares que colaboram com o Grupo Tocantins estão sendo vigiados.

Ossos recolhidos ao DNER

Em 1976, segundo o depoimento de Souza, ele participou da “Operação Limpeza”, denominação militar para o resgate de corpos e ossadas de guerrilheiros mortos na região. “Não tínhamos o direito de saber o que fazíamos, apenas cumprir a nossa obrigação e as determinações superiores”, revela. O trabalho dele era dirigir uma caminhonete do Incra. Era um carro descaracterizado, com placa fria. Foi várias vezes a Castanhal da Viúva, mas percorria também localidades como Bacaba, São Geraldo, São Domingos, Brejo Grande e Palestina.

A missão era trazer para a sede do antigo Departamento Nacional de Estradas e Rodagens (DNER), em Marabá, vários sacos amarrados com um cordão. Os sacos pesavam cerca de 100 quilos e dentro, soube depois, por servidor do próprio DNER conhecido por “Pé na Cova”, havia ossos humanos. O cheiro era insuportável. Os homens do Exército que comandavam a operação eram o doutor Luchini (Sebastião Curió) e os sargentos Santa Cruz e Ribamar.

PROIBIÇÃO

Quem participava da “Operação Limpeza” era proibido de perguntar o que havia dentro dos sacos. Souza declarou que fez quatro viagens para transportar os sacos com as ossadas. Hoje, ele relembra, quem colaborou com o Exército “mal consegue levantar da cama, já morreu ou está muito doente, sem nada”. E desabafa: “não fizemos isso de livre e espontânea vontade, mas de livre e espontânea pressão”.

Sebastião Curió foi procurado pelo DIÁRIO em Curionópolis para apresentar sua versão do relato feito por seu ex-motorista, mas não foi localizado. A informação era de que ele morava em Brasília. Não foi possível localizá-lo na capital federal. (Diário do Pará)

O QUE É CARNAVAL ?

O Carnaval é uma festa anual, celebrada de forma diferente em vários países do mundo. Ao tentar compreender o seu significado podemos aprender muito sobre nós próprios e sobre os outros. O Carnaval, ao contrário do que possamos pensar, é muito mais do que uma altura do ano em que reinam as palhaçadas e brincadeiras. O Carnaval constitui uma forma de expressão em constante evolução, que nos liga ao nosso passado e mostra muito sobre a forma como cada cultura interage com o ambiente que a rodeia. O poder e a criatividade que assumem os Carnavais do Brasil e das Caraíbas exemplificam o modo como esta forma de arte pode ser determinante na vida dos povos, pela celebração daquilo que nos torna diferentes dos outros.

A palavra Carnaval

Existem duas teorias fundamentais quanto à origem e significado da palavra Carnaval A primeira atribui à palavra Carnaval uma origem profundamente religiosa, com um significado quase oposto ao da diversão, brincadeiras e malícia a que a associamos hoje em dia. "Carnaval" teria tido origem no latim carnevale (carne+vale = carne+adeus), e seria a designação da "Terça-Feira Gorda" o último dia do calendário cristão em que é permitido comer carne, uma vez que, no dia seguinte, inicia-se a Quaresma. Já a segunda teoria é peremptória em afirmar que a palavra Carnaval vem de Carrus Navalis, por influência das festas em honra de Dionísio, onde um carro, com um enorme tonel, distribuía vinho ao povo na Roma antiga.
Muitas das celebrações carnavalescas são bastante mais antigas do que a própria religião cristã, tendo sido alvo de diferentes manifestações ao longo da história. No fundo, todos os carnavais são reminiscências das festas dionisíacas da Grécia Antiga, dos bacanais de Roma e dos bailes de máscaras do Renascimento. Mas, para ficarmos com uma ideia geral de como foi a evolução do Carnaval, vejamos uma pequena cronologia para entedermos melhor.

CRONOLOGIA DO CARNAVAL

· 4000 a.C. Festas agrárias realizadas no antigo Egipto em devoção a Osíris
· 605 a 527. Oficialização do culto a Dioniso na Grécia, com bacanais e vinho
· século V a.C. Referências de cultos semelhantes ao de Dioniso entre os Hebreus, a Festa das Sáceas; entre os Babilónios, a festa da Deusa Herta
· 186 a.C. O Senado Romano reprime os bacanais, festas em homenagem a Baco, o Dionísio dos Romanos, pois geram desordens e escândalo
· 325 d.C. O Concílio de Niceia institui forma de cálculo da data da Páscoa, determinando que a Quaresma se inicia 40 dias antes
· 590 O Papa Gregório I, cria a expressão dominica ad carne levandas, sucessivamente abreviada até a palavra Carnaval
· Idade Média Os franceses comemoravam o Carnaval com sexo e vinho. Em Itália fazem-se cortejos e as pessoas divertem-se com batalhas de água, ovos, etc. A Europa divide-se em países que encaram o Carnaval como celebração religiosa e países em que o Carnaval é a festa da gula, do vinho, da música e do sexo
· 1464 O Papa Paulo II incentiva o Carnaval de Veneza na sua vertente religiosa, mas o Carnaval continua a ser visto como um período de permissividade associado ao uso das máscaras transformadoras, alegorias e fantasias
· 1723 Portugueses introduzem celebrações do Entrudo no Brasil

O CARNAVAL NO MUNDO

Carnaval em Portugal: celebração da vida e da morte.
As tradições carnavalescas específicas de Portugal são um misto de paganismo e de religiosidade; assim, a par da preparação para a Quaresma, o carnaval em Portugal bebeu de muitos ritos pagãos ligados a celebrações da natureza, sobretudo de recomeço da vida purificada na Primavera, com a morte das culturas antigas e o germinar das novas. Por isso, enraizado no folclore português está o enterro de uma personagem, de um animal ou de uma coisa comum (o mais constante é o Enterro do Bacalhau), para depois se celebrar a vida, com danças, cortejos, muita cor, luz e música. Assim se vislumbram os motivos da morte que se projectam da festa da vida que é o Carnaval. Em muito locais, associado ao Enterro do Bacalhau, surge um Julgamento, que funciona como sátira à imposição eclesiástica de abstinência e jejum durante a Quaresma. A origem destas celebrações perdeu-se no tempo.

BRASIL

Os festejos carnavalescos, com o nome de Entrudo, foram levados para o Brasil pelos portugueses. Durante estes festejos eram levadas a cabo brincadeiras violentas, com os foliões a lançarem farinha, tintas e água suja uns aos outros. Estas práticas foram proibidas por lei e, por isso, passaram a ser utilizadas serpentinas de papel e confetti coloridos. Aos poucos, o entrudo português foi sendo adaptado, ao assimilar as tradições africanas. A tradição dos desfiles tem origem nas reuniões de escravos, que organizavam cortejos com bandeiras e improvisavam cantigas ao ritmo de marcha. Aos escravos devem-se os ritmos e instrumentos de percussão usados no Carnaval brasileiro. No século XIX, os operários urbanos começaram a juntar-se em grémios (associações profissionais), que continuaram e desenvolveram a tradição dos desfiles. Ao mesmo tempo que se desenvolviam as futuras escolas de samba, institucionalizadas no Rio em 1935, as classes altas importavam da Europa os sofisticados Bailes de Máscaras e as Alegorias. Em 1870 foi criado o Maxixe, um tipo de música específico para o Carnaval. Hoje em dia, o Carnaval é um dos expoentes máximos do Brasil, atraindo anualmente turistas de todo o mundo.

CARNAVAL NAS CARAÍBAS

Poucos sabem que o Carnaval é, para os povos das Caraíbas, uma das celebrações mais importantes do ano. Nesta região, talvez mais do que em qualquer outra zona do mundo, as influências africanas foram determinantes: no início do século XIX já tinham sido levados para as Caraíbas cerca de 6 milhões de escravos africanos. Assim, as raízes do Carnaval nesta região pouco ou nada têm a ver com a religião católica ou com hábitos europeus mais ou menos promíscuos oriundos da Idade Média. Nas Caraíbas, o uso de máscaras, penas, fantasias e instrumentos de percussão, bem como o hábito dos desfiles, teve origem em rituais africanos de cura, exorcismo de maus espíritos, obtenção de sorte e felicidade. Nos Barbados, Jamaica, Granada, Republica Dominicana, Haiti, Cuba, Saint Martin, Ilhas Cayman, etc., onde os coloridos desfiles são uma constante, são muitas e variadas as celebrações de Carnaval que podemos encontrar, muitas delas resultantes da fusão entre rituais africanos e tradições Europeias.

OS ESPAÇOS CARNAVALESCOS

O que me encanta no carnaval e me chama bastante atenção são os temas abordados no enredo e na música, geralmente são fatos históricos ou homenagem a alguma personalidade seja na poesia na política ou de uma grande celebridade.

O Carnaval tem dois espaços típicos onde é celebrado: nas ruas e nos salões. Os Carnavais de rua, com desfiles, de que são exemplo os carnavais do Brasil, Caraíbas e Alemanha, têm uma origem greco-romana e africana popular muito marcada. Já os Carnavais de salão, com os bailes de máscaras, têm uma origem mais erudita, como é o caso do de Veneza. Em Portugal encontramos os dois tipos de espaços, com clara predominância das ruas, em suma festa da carne, VIVA OS ACADÊMICOS DA PEDREIRA.

quinta-feira, 3 de março de 2011

É FANTASTICO!

O Fantástico traz uma reportagem capaz de causar indignação. Ela mostra até que ponto o desvio de dinheiro público deixa populações inteiras sem saúde, sem educação, vivendo em condições sub-humanas. São milhões de reais que o Governo Federal libera para a saúde, a educação, o saneamento em cidades do interior, mas esse dinheiro some, e ninguém sabe direito para onde vai. Veja na reportagem de Eduardo Faustini.

No Hospital Municipal de Curralinho, no estado do Pará, uma mulher se indigna: “Todo mundo se esconde”. Ela não consegue ser atendida. “O hospital está jogado às traças, não tem ninguém”, reclama.

Os cidadãos do município vizinho, São Sebastião da Boa Vista, e de Tefé, no estado do Amazonas, também sofrem com o mesmo abandono do poder público. “Aqui é lixão do hospital, é lixão da cidade e é lixão do matadouro. Tudo vem ser jogado aqui”, revela Berenice. “Não tinha legumes. Eu tinha que levar de casa, senão a criança não merendava”, afirma uma mulher.

Essas três cidades – Curralinho (PA), São Sebastião (PA) e Tefé (AM) - recebem dinheiro do Governo Federal, mas milhões de reais que deveriam ir para a saúde, educação e saneamento são desviados. Os municípios brasileiros são fiscalizados pela Controladoria Geral da União (CGU), por sorteio. Uma das missões da CGU é defender o dinheiro público.

“Nós sorteamos 60 municípios de cada vez, no auditório da Caixa Econômica, no mesmo lugar onde se faz o sorteio da Mega-Sena, aberto para a imprensa, para todo mundo que quiser ver”, afirma o ministro Jorge Hage Sobrinho, da Controladoria Geral da União.

No último sorteio, os relatórios da CGU apontaram São Sebastião da Boa Vista, Curralinho e Tefé como os casos mais graves de desvio de dinheiro público. E o Fantástico mostra como esses desvios prejudicam a população.

São Sebastião da Boa Vista é uma cidade de 22 mil habitantes que fica a 12 horas de barco de Belém, a capital do Pará. No hospital da cidade, funcionárias jogam fora o lixo hospitalar como se fosse lixo comum.

“É um absurdo. A universidade está ali, o prédio do INSS que estão construindo lá, o estádio lá, a quadra aqui: tudo próximo do lixão, tudo no lado do lixão, e o lixão no meu quintal, praticamente”, conta a dona de casa Benedita Magalhães.

No local, estão seringas usadas, com as agulhas prontas para espetar, ferir e contaminar. O carpinteiro Sebastião Pinto conta que o filho já se feriu no lixão. “Meu filho, o Júlio, já foi furado com agulha umas duas vezes já, com seringa. E ninguém toma providência nenhuma”, diz, “A seringa desse jeito ou qualquer outro material perfuro-cortante no ambiente hospitalar tem que ser acondicionado em uma caixa apropriada. Essa caixa tem que ser transportada de forma apropriada, por uma equipe que foi treinada, para ser incinerado”, explica o professor de infectologia Edmilson Migowski, da UFRJ.

Curralinho, com 28 mil habitantes, fica a 12 horas de barco de Belém. O repórter Eduardo Faustini encontra o mesmo problema: seringas usadas misturadas ao lixo comum. “Já sou vereador nesse município há seis anos. São seis anos cobrando, colocando no orçamento a construção do forno crematório, e até agora nada. Não tem resposta nenhuma”, aponta o vereador Marquinho, de Curralinho (PA). Segundo a CGU, Curralinho não conseguiu comprovar como gastou R$ 9,7 milhões.